quinta-feira, 14 de outubro de 2010

26% dos brasileiros são expostos a 4 horas de cigarro por dia


Segundo SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) 26% dos brasileiros com mais de 16 anos  fica exposto em média há quatro horas por dia a fumaça do cigarro em ambientes fechados.

Segundo o Datafolha, mais da metade do grupo de fumantes passivos ficam até duas horas respirando a fumaça dos outros. Isso é pior do que passar duas horas fumando direto, pois a pessoa fuma a fumaça pura, sem passar por filtro.

Segundo o presidente da SBPT, Jussara Fiterman, a condição dos fumantes passivos é pior, pois a maioria dos municípios não proibiu fumódromos e devido às pessoas que moram com fumantes.

Referências Bibliográficas

AGÊNCIA ESTADO. Um quarto dos brasileiros se expõe à fumaça de cigarro durante quatro horas por dia. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/um-quarto-dos-brasileiros-se-expoem-a-fumaca-de-cigarro-durante-quatro-por-dia-20100830.html
Acesso às 17h e 20min do dia 30/08/10

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tabagismo na Adolescência


Segundo o estudo mais recente do Inca a geração de brasileiros nascidos a partir da década de 80 começa a fumar aos 17 anos. No Centro-Oeste e Nordeste começa antes dos 15 anos de idade. A proporção de jovens do sexo feminino que começa a fumar antes dos 15 anos é 22% maior do que os homens. Os jovens são a parcela da população que menos procurou ajuda para deixar de fumar.

Os jovens são os mais sensíveis para a propagada pró-tabaco do que os adultos. Isto indica um esforço da indústria de tentar atingir as pessoas com menos de 24 anos. Isto fortalece a necessidade de criar estratégias de informação sobre o tabaco por meio de formatos e conteúdos variados.

Na pesquisa os jovens relataram um nível de dependência elevado ou muito elevado em relação aos adultos. Segundo o Inca a pesquisa demonstrou a necessidade de melhores ações  de controle do tabagismo entre a população de 14 a 15 anos.

Referências Bibliográficas

G1. Pesquisa mostra que mulheres começam a fumar antes que homens. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/pesquisa-mostra-que-mulheres-começam-fumar-antes-que-homens.html
Acesso às 20h e 21min do dia 30/08/10

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mulheres começam a fumar antes de homens


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) as mulheres começam a fumar mais cedo que os homens e param de fumar numa proporção duas vezes maior que eles. Segundo a Pesquisa Especial de Tabagismo, entre os jovens, os homens fumam 2,5 mais que as mulheres. Entre as outras faixas etárias essa proporção é menor.

O Brasil possui hoje cerca de 25 milhões de fumantes com 15 anos ou mais. Segundo o Inca houve uma queda no consumo do tabaco. O número de pessoas que tentou parar de fumar no último ano foi de 12 milhões de pessoas. 

Referências Bibliográficas

G1. Pesquisa mostra que mulheres começam a fumar antes que homens. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticias/2010/08/pesquisa-mostra-que-mulheres-comecam-fumar-antes-que-homens.html
Acesso às 20h 21min do dia 30/08/10.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mulher tem maior dificuldade em lagar o vício do cigarro


Segundo Celso Antônio Rodrigues da Silva, devido a questões hormonais as mulheres tendem a se viciar mais rápido do que os homens e tem mais dificuldades de parar de fumar. Uma mulher que começa a fumar na adolescência tem 30 vezes mais chances de desenvolver doenças como câncer até 30 anos de idade. 

Os motivos das mulheres terem maior dificuldade de parar são: causa psicológica, medo de engordar e do vicio da nicotina. A cada 20 pessoas que procuram grupos para se tratar da dependência, 16 são mulheres.

Referências Bibliográficas

AGÊNCIA BRASIL. Mulher tem mais dificuldade de parar de fumar do que o homem, diz especialista. 20110. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/mulher-tem-mais-dificuldade-de-parar-de-fumar-do-que-o-homem-diz-especialista-20100829.html
Acesso às 17h e 40min do dia 29/08/10.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Alguns perigos do cigarro

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, cerca de 30% da população adulta é fumante. Estima-se que a cada ano morrem 125.000 pessoas por doenças associadas ao fumo. Segundo a OMS a perspectiva de mortes ligadas ao cigarro é de 10 milhões em 2020.

De acordo com a UFRJ o fumo passivo mata por ano 2655 pessoas com as três principais doenças relacionadas ao fumo. Essas doenças são: infarto, derrame e câncer de pulmão. Os fumantes ocasionais (aqueles que fumam de vez em quando), também correm risco e podem ser classificados como fumantes.

Segundo os pesquisadores, mesmo os baixos níveis de exposição à fumaça pode aumentar o risco de doenças de pulmão, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica no futuro. Segundo a psicóloga Silva Cury o cigarro é uma droga com efeito psicoativo, pois provoca reações de comportamento e na área emocional.

Referências Biliográficas

MARIA MADEIRA, ANA. Quiz: você realmente conhece os perigos do fumo?2010. Disponível me: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11833-Quiz-voce-realmente-conhece-os-perigos-do-fumo.htm
Acesso às 17h e 36min do dia 29/08/10

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

60% dos fumantes com câncer continua a usar o cigarro


Segundo levantamento feito pelo Instituto do Câncer de São Paulo, a cada dez fumantes 6 não consegue parar mesmo depois do diagnostico. O tabagismo prejudica a função pulmonar, que aumenta o risco de complicações durante o tratamento.

Dificulta a cicatrização, eleva a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o cigarro interfere na quimioterapia e alguns remédios podem ter efeito bem menor.

Referências Bibliográficas

G1. 60% dos fumantes com câncer não conseguem abandonar o cigarro. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/60-dos-fumantes-com-cancer-nao-conseguem-abandonar-o-cigarro.html
Acesso às 17h e 21min do dia 27/08/10

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pais têm participação na dependência dos filhos


Segundo o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Unifesp os jovens começam a fumar cada vez mais cedo e conhecem o tabaco e outras drogas dentro de casa. Na adolescência o cérebro esta se adaptando a virar aadulto e quando entra em contato com uma experiência que dá prazer ele continua a vida inteira.

Segundo a médica Stella Regina, do Cratod, os jovens quando começam a fumar acham que estão no controle e que podem parar quando quiserem e sem querer acabam entrando na dependência.

Referências Bibliográficas

FALA BRASIL. País têm participação na dependência dos filhos por álcool e cigarro. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/pais-tem-participaçao-na-dependencia-dos-filhos-por-alcool-e-ciagarro-20100824.html
Acesso às 11h e 46min do dia 24/08/10

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fumo causa danos ao pulmão


Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Weill Cornell, em Nova York, nos EUA, danos ao pulmão não é só um problema que atinge fumantes. O fumo ocasional ou passivo pode causar danos ao órgão.

Segundo Ronald Crystal o contato com a fumaça do cigarro aumenta o risco de doenças como câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica. Os genes ativados nas células dos pulmões dos fumantes esta ligada ou desligado em pessoas com pouca exposição ou pouca freqüência a fumaça.

Alguns genes dentro das células que revestem os pulmões são muitos sensíveis ao cigarro e as alterações nestes genes são as primeiras evidências da doença biológica. Isso indica que nenhum nível de tabagismo ou exposição é seguro  a ninguém.

Referências Bibliográficas

R7. Fumo ocasional causa danos graves ao pulmão. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/fumo-ocasional-causa-danos-graves-ao-pulmao-20100820.html
Acesso às 11h e 43min do dia 24/08/10

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Não-fumantes têm QI mais auto que fumantes


Segundo pesquisa realizada pelo Sheba Medical Center, em Israel revelou que tabagista tem um índice de Q.I. (Quociente de Inteligência) inferior do que os não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados menor o Q.I.. Jovens do sexo masculino têm 7,5 pontos a menos de Q.I .do que os jovens que não fumam.

As pessoas que não fumam têm na média 101 pontos de Q.I .e os fumantes 94. Conforme aumenta o número de cigarros por dia diminui o Q.I.. Quem fuma entre um e cinco cigarros tem 98 pontos e quem fuma  um maço tem 90 pontos em média.

Segundo os especialistas os jovens tabagistas tem Q.I .significamente baixo se comparado aos não-fumantes. O estudo não sugere que o cigarro reduz o Q.I., mas que aqueles com um Q.I .menor têm maiores chances de fuma.

Referências Bibliográficas

MINHA VIDA. Sem data. Disponível em: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/10993-Fumantes-tem-QI-mais-baixo-que-naofumantes.htm
Acesso às 21h e 03min do dia 12/08/10.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Piora da saúde mental esta associada ao fumo


Segundo um estudo do University College London, do Reino Unido à exposição à fumaça do cigarro, mesmo para aqueles que não fumam, pode aumentar o risco de doença psiquiátrica. Eles descobriram que uma maior exposição estava associada a 50% de chances de relatar a doença e quanto maior a exposição, maior o risco de desenvolver futuramente.

Um em cada quatro europeus tem em algum momento da sua vida problemas de saúde menta, afetado pela fuamça do cigarro. Os pesquisadores afirmam que são necessárias medidas de redução ao fumo passivo em nível populacional.

Segundo outro estudo da Universidade de Brock no Canadá, 40% dos casos de sinusites tem por trás a fumaça do cigarro. No ano passado ela colaborou para elevar os índices de mortalidade cardiovascular, no EUA.

Referências Bibliográficas 

MINHA VIDA. Estudo associa fumo passivo a uma pior saúde mental. 2010. Disponível em: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11414-Estudo-associa-fumo-passivo-a-uma-pior-saude-mental.htm
Acesso às 21h e 01mindo dia 12/08/10.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Segredo do tabaco (Os beterrables)


Vou falar da riqueza da Fumaça segredo do Tabaco
Nicotina e alcatrão
Amônia não tabaco que aumenta uma dependência
De quem gosta de ficar com o tabaco na mão

Quem gosta de um tabaco na mão
Quem fica com um tabaco na mão
Quem curti um tabaco na mão
Quem quer morrer com o tabaco na mão

Vou falar do tabagismo que retrata o vício
Redutor do prazer motivo explícito
O tabaco todo dia faz doer o coração
Aparelho Respiratório ai meu pulmão

Refrão

E quando se der conta do passado
O presente sem solução
No futuro se imaginar um moribundo
Com o tabaco na mão

Comentário

Esta música fala claramente sobre o tabagismo e a reflexão de uma consequência futura. Muitas pessoas que fumam só pensam no presente e acabam esquecendo-se do futuro. Um futuro que promete dor, sofrimento, além de ser um futuro curto. Está música também fala sobre a nicotina, a responsável pela dependência.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pessoas que querem deixar de fumar tem que esperar até 3 meses para tratamento


Depois de a Lei Anti-fumo ter feito um ano, em São Paulo, entra em vigor a fila de espera para tratamento contra o tabagismo nos serviços públicos, mas a média de espera é de três meses e o pior, não está disponível em toda rede.

A maior parte dos tratamentos está disponível na prefeitura. Cerca de 800 pessoas eram atendidas antes da lei e agora são de aproximadamente 1500 atendimento. Segundo a Secretaria de Estado e Saúde, ela oferece tratamento gratuito para parar de fumar em parceria o SUS e a Prefeitura.

Este atendimento está disponível em cerca de 30 locais e o Cratod capacita os profissionais que trabalham na prefeitura. Já foram 300 desde o inicio da Lei.

Referências Bibliográficas

R7. Fila para quem quer largar fumo em SP é de 3 meses.Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/fila-para-quem-quer-largar-fumo-em-sp-e-de-3-meses-20100806.html
Acesso às 18h e 41min do dia 06/08/10

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cigarro e bebida energética


Um estudo realizado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), fez um estudo em ratos, que indicou que a taurina ( um aminoácido presente em energéticos), junto com o cigarro faz mal ao coração. A taurina é um componente importante para corpo, pois ela combate o colesterou, regula as funções do coração, estimula o cérebro, entre outras funções.

A pesquisa foi realizada com ratos durante dois meses. Foi dada a eles taurina liquida, foram expostos a cigarros e também foi feito eletrocardiogramas. Segundo a nutricionista Fabiana Gouveia Denipote, que analisou a estrutura do coração, eles ficaram com problemas no processo diástole (quando o músculo cardíaco relaxa e o órgão se enche de sangue).

O motivo dessa falha é devido à interferência da taurina em uma proteína que leva o cálcio ao coração e que é fundamental ao funcionamento do orgão. Essa alteração poderia levar a insuficiência cardíaca. Outra mudança que pode ser notada foi à diminuição da utilização de gordura para a produção de energia do órgão e o aumento de glicose (açucar) no processo. Isto indica que uma redução na energia de funcionamento do orgão.

Na pesquisa foi usada a taurina pura. A pesquisa sugere que isso pode acontecer com humanos também.

Referências Bibliográficas

R7. Estudo liga cigarro e substância de bebida energética a problema de coração. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/estudo-liga-cigarro-e-substancia-de-bebida-energetica-a-problema-de-coração-20100730.html
Acesso às 19h e 52min do dia 31/07/10.

domingo, 29 de agosto de 2010

29/08 Dia Nacional de Combate ao Fumo

Hoje é dia mundial de combate ao fumo. Este vídeo fala onde foi criado esse dia, alguns dos riscos, algumas dicas para parar de fumar e dicas para evitar o fumo passivo.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Felipe morre ( Seychelles)


Um insulto ao meu Malboro
Mas antes que você dance
Te lembro que o cowboy já morreu de câncer (1)

Criança de rua também fuma cigarro
Morre sufocada na janela do carro (2)
Tudo que queima, um débil barato
Não existe idade pra virar viciado

Dá-me mais trago
Nicotina corporation faz o meu catarro (3)
Qual a diferença entre o traficante e a empresa de cigarro ?
( Felipe Morre)

Cigarro é chupeta de gente grande 
Mas pode ser do pequeno infante
Desde cedo, já menino de rua
Troca o bico de borracha pelo filtro de espuma (4)
Culpa desses homens que fabricam os vícios (5)

Inventam as armas 
Manufaturam as guerras (6)

Então, baby, me vê um cigarro
Me faz uma chupeta 
Que hoje eu to carente e careta (7)

Comentários 
1) Os cowboys que faziam a propaganda do cigarro Malboro, ironicamente morreram de câncer.
2) A fumaça que sai da ponta do cigarro, é a mesma que sai do encanamento de carros e mata pessoas por adfixia.
3) A nicotina se acumula em todo o corpo, ela é que causa o vicio.
4) O cigarro não deveria ser usado nem por pessoas grandes, quanto mais por crianças. São eles que levam mais tempo para conseguir se livrar do vício.
5) A culpa é de todos e não só dos que fabricam, pois se ninguém comprar, eles iam ter que parar de invstir em marketing e vender.
6) Na primeira guerra mundial era distribuido cigarro para os soldados.
7) Algumas pessoas usam o cigarro para poder satisfazer suas carências de afeto.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Começar a fumar, por quê?


Vamos apresentar o depoimento de algumas pessoas que começaram a fumar e fazer alguns comentários desses motivos.

Depoimento 1
- Eu pelo menos comecei porque me tranquiliza quando fumo. Sei que faz mal e tudo, mas também não sou viciada consigo ficar dias sem fumar quando estou bem...

Comentário: Isso é típico dos fumantes eles sempre acham que poder parar de fumar quando quiserem. Mas isso não é verdade.

Depoimento 2
- Pelo mesmo motivo que começamos a beber, a usar drogas, a mentir, a trair, dentre outros... Somos seres dotados de inteligência, mas muitas vezes não a usamos em nosso favor. Sabemos de incontáveis atitudes que são erradas, que fazem mal, que podem nos destruir, mas mesmo assim insistimos em fazer-las.
PS: Sou uma dessas "burras" fumantes...

Comentário: Esta é uma fumante consciente. Agora só falta ela parar de fumar.

Depoimento 3 
- Eu comecei a fumar com 17 anos para não engordar,minha mãe disse que era melhor fumar do ser gordo.

Comentário: Esse foi um grande erro da mãe. É melhor ser gordo com saúde, claro. Do que ser magro e saber que você não tem saúde e perdeu 25 anos da sua vida por causa do cigarro.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tabagismo na gravidez



Este vídeo aborda os maléficios do fumo na gravidez e os riscos para a criança. É  muito bom para quem fuma e está pensando em ser mãe ou está grávida.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tabagismo na gravidez


A serão mostrados alguns proplemas que o fumo durante a gravidez pode causar no bebê.

- O tabaco leva o recém nascido a ter uma subnutrição.
- Surgem problemas de calcificação da placenta o que impede as trocas gasosas entre mãe e bebê.
- A criança nasce abaixo do peso.
- Quanto maior a quantidade de cigarros consumidos maior as chances de ocorrer um aborto.
- O fumo decompõe a Vitamina C.
- A mãe que fuma, causa o coração do filho, pois aumenta o ritmo de batimentos dele.
- Aumenta o risco do recém nascido sofrer de bronquite e pneumonia.
- Aumenta a probabilidade de morte súbita.
- Diminui a hipótese de amamentação e o tempo (1).
- Causa atraso no aprendizado.
- Episódios de hemorragia (2).

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cigarros e Bebida (Thezakman)


Se afoga em álcool e cigarros só pra me esquecer
Se afoga em álcool e cigarros só para me esquecer

Às vezes eu me pergunto se você ainda lembra daquele
Tempo que a gente passou junto.

Te vejo afogado em cigarros e bebidas

Só pra me esquecer, sair da sua visa
Será que vale a pena? Será que vale a pena?

Te vejo se afogar em cigarros e bebidas
Te vejo se afogar em cigarros e bebidas
Te vejo se afogar em cigarros e bebidas

Será que vale a pena? Será que vale a pena?

Te vejo se partir em dois
Te vejo ir, te vejo vir
Sem saber par onde vai
Você se afoga!

Te vejo se afogar em cigarros e bebidas
Cigarros e bebidas

Um dos usos do cigarro é de usa-lo com a desculpa que se quer esquecer alguem ou até mesmo algo. Esta é uma desculpa muitas vezes usadas pelas meninas.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Curiosidades sobre o tabaco


- Em francês rapê significa ralado.
- Na Espanha acreditaram que o rapé tinha veneno, pois é, não estavam muito errados.
- Os jesuítas usaram o fumo para se livrar dos inimigos, por isso o nome "rapé dos jesuítas".
- Nas tribos selvagens o tabaco era usado para controlar a fúria.
- Se uma pessoa consumir 50 mg de nicotina, pode ter parada respiratória e cardíaca.
- O nome do camelo que aparece na embalagem do Camel é Old Joe (1).
- Ficar sentado atrás de um fumante durante 3 horas, ao ar livre equivale a fumar 1 cigarro.
- Ficar na ala de não-fumantes por 2 horas, equivale a fumar 1,5 cigarro.
- Ficar em um carro entre fumantes com a janela fechada durante uma hora, equivale a fumar 3 cigarros.
- Ficar em um escritório por 8 horas, onde se pode fumar é igual a fumar 6 cigarros (2).
- O cigarro causa mais mortes do que a AIDS.
- Um terço das mortes por câncer é devido ao cigarro.
- A cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é destruida.

Referências Bibliográficas

(1) SEM NOME. Curiosidades sobre o Tabaco. 2004. Disponível em: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=14892.0
Acesso às 17h e 48 min do dia 17/07/10.

(2) DIÁRIO DA MANHÃ. Curiosidades sobre o tabagismo passivo. 2004. Disponível em: http://www.inca.gov.br/tabagismo/atualidades/ver.asp?id=285
Acesso às 17h e 48 min dia 17/07/10.

(3) RICARDO. Curiosidades sobre o cigarro. 2007. Disponível em: http://ricardo5150.blogspot.com/2007-09/curiosidades-sobre-o-cigarro.html
Acesso às 15h e 32min do dia 20/07/10.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tratamento personalizado para fumantes


Segundo Jed Rose,do Centro Médico da Universidade de Duke e George Uhl, do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, descobriram que tratamento contra o tabagismo pode ser feito com base em informações genéticas e seus hábitos.

Essas informações são utilizadas para detectar o melhor adesivo de nicotina para cada pessoa. Eles descobrem o nível dependência através de uma amostra de sangue, com isso eles sabem a dose correta de nicotina que os adesivos devem conter.

Segundo Rose, isso poderá ser usado por médicos para ajudar a escolher melhor os tratamentos e adesivos para cada fumante. Neste tratamento foi usado no mapa genético para prever o sucesso da abstinência a nicotina e no futuro ele poderá ser usado para decidir o tratamento antes de começar. 

Referências Bibliográficas

R7. Cientistas desenvolvem tratamento personalizado para viciados em cigarros. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/cientistas-desenvolvem-tratamento-personalizado-para-viciados-em-cigarros-20100705.html
Acesso às 17h e 28 min do dia 10/07/10.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Liquid Smoking


Uma empresa holandesa criou uma bebida que acalma e relaxa que nem o cigarro. Para os criadores a bebida serva para as pessoas que estão em locais onde o fumo é proibido.

A United Drinks and Beauty Corporation, criadora da bebida, espera que seu produto esteja a venda antes do natal. Segundo a empresa a bebida não possui adição de nicotina, mas sim uma mistura de raízes de plantas Sulafricanas. Um ponto polêmico é o fato da bebida não ter limite de idade para comprar, sendo que os fabricantes afirmem que ela só deve ser vendida para maiores de 15 anos.

Segundo os fabricantes o produto tem propriedades semelhantes a nicotina e por isso as pessoas poderão saciar o seu desejo de fumar bebendo. A bebida obtem um pouco de estímulo que faz as pessoas ficarem mais alerta e depois dá uma sensação de tranquilidade.

Referências Bibliográficas

Acesso às 20h e 21min do dia 06/07/10.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais de 50% dos homens com histórico de tabagismo tem câncer de bexiga


Segundo um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de SP (Icesp), com parceria com o Hospital das Clínicas, revelou que 65% dos homens de 25% das mulheres com tumores de bexiga apresentavam histórico de tabagismo.

Também foi revelado um outro dado alarmante: cerca de 40% dos pacientes tratados por Neoplasia Maligna na bexiga apresentaram tumores invadindo a camada muscular, sendo assim, tiveram que tirar todo o orgão.

Segundo Marcos Dall' Oglio, chefe de departamento de Urologia do Icesp e do HC, a fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas pelo organismo e eliminadas pela urina. Isto aumenta o risco de se desenvolver um tumor Genito-Urinário.

Referências Bibliográficas

Acesso às 18h e 27min do dia 08/06/10.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

12% do salário mínimo de brasileiras são gastos com cigarro


Uma pesquisa divulgada pelo inca revelou que as mulheres no Brasil gastão 12% do seu salário mínimo com o cigarro. Esses dados foram obtidos com base no Pnad e na época o salário mínimo era de (R$ 415).

Este dado é preocupante, pois é justamente na população menos escolarizada e de menor renda é que estão os maiores índices de tabagismo. Devido ao sistema hormonal as mulheres estão mais sujeitas as doenças relacionadas ao tabagismo.

As fumantes correm risco de doenças como infertilidade, cólicas menstruais, problemas na gravidez e outras. As mulheres que fumam e fazem uso de pílulas anticoncepcionais, estão sujeitas a formação de coágulos e torna mais fácil o aparecimento de problemas graves como trombose e AVC.

Referências Bibliográficas

R7. Brasileiras gastam 12% do salário mínimo com cigarro. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/brasileiras-gastam-12-do-salario-minimo-com-cigarro-20100531.html

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tabagismo



Este vídeo aborda vários assuntos já citados no blog como: tabagismo passivo, tabagismo na adolescência, riscos, entre outros assuntos. Vale muito apena ver e relembrar os assuntos. Além disso tem uma foto de um bebê lindo.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Narguilé (Parte 2)


O governo brasileiro junto com o juizado de menores já fez um alerta e pretende agir contra o progresso do narguilé como é feito no tabagismo, pois o número de adolescentes usando, tem crescido assustadoramente. Como se não bastasse, alguns usuários tentam novos tipos de ervas nocivas ou drogas ilegais (1)  .

Já existem relatos que afirmam que pessoas morreram por causa do narguilé. Na primeira pesquisa realizada no Brasil, pelo INCA, mostrou que depois do cigarro, o narguilé é a forma mais comum de consumo de tabaco. Um dos problemas é que muitas pessoas associam o narguilé a uma imagem benigna e segura o que é falso. Outro problema é o compartilhamento da piteira e da mangueira o que ocasiona um alto risco  de transmissão de hepatite, herpes, tuberculose e outras doenças infecciosas (2).

Devido ele permitir a formação e o entrosamento entre amigos e por apresentar uma imagem prática, segura e benigna ele tem-se difundido entreo os jovens e já esta sendo apontado como a próxima epidemia de tabaco.

No livro: As aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865), de Lewis Carol, a personagem da Largata Azul pode ser vista fumando tranquilamente um narguilé quando encontrou Alice. Entre um tragada e outra, ela conversa com Alice de foma calma e pausada.O trecho é bem conhecido e a atmosfera de paz e sossego faz um contra ponto com a história. Se esse autor soubesse dos riscos na época, com certeza não o colocaria em um conto infantil (3).

Referências Bibliográficas

(2) FOLHA IRATI. Narguilé, a nova fronteira do tabagismo. 2009. Disponível em: http://www.folhadeirati.com.br/noticias/noticia.aspid=6664
Acesso às 17h e 45 min do dia 09/06/10.

(3) SABTELLANO, TEREZINHA. Narguilé, a nova fronteira do tabagismo. 2008. Disponível em: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.brasilwiki.com.br%2Fnoticia.php%Fid noticia%D6849&h=ff87e
Acesso às 17h e 34min do dia 09/06/10.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Narguilé (Parte 1)


É um tipo de cachimbo junto a um recipiente com água utilizado para consumir a fumaça do tabaco. Ele é muito usado no Oriente e no Sudoeste Asiático. Pode ser usado para fumar tabaco ou ervas aromáticas. No Brasil os seus principais usuários são jovens, os quais os consideram um fumo benigno. 

Um Narguilé pode possuir tubos e piteiras, permitindo que várias pessoas fumem ao mesmo tempo. Sendo este um dos motivos dele estar se disseminando rápido pelo Brasil. Ao contrário do que muitos pensam que o narguilé não faz mal a saúde, pois ele não é seguro para filtrar os males do tabaco e pode ser visto como uma porta de entrada para o tabagismo. 

Segundo a OMS, a fumaça inalada pelo narguilé contem inúmeras toxinas que podem resultar em câncer de pulmão, doenças cardíacas, entre outras. E, em uma sessão de uma hora a quantidade de cigarros inalada é a mesma de se fumar 100 cigarros. 

Referências Bibliográficas

SANTELLANO, TEREZINHA. Narguilé, a nova fronteira do tabagismo. 2008. Disponível em: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.brasilwiki.com.br%2Fnoticia.php%3Fid noticia%D6849&h=ff87e
Acesso às 17h e 34 min do dia 09/06/10

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fundação Oswaldo Cruz apresenta exposição sobre a indústria do tabaco

Na exposição que acontece do dia 21/06 ao dia 20/07, na sala 307 do Castelo da Fiocruz, pode ser visto as propagandas de cigarro da década de 1930 a 1950. O tema da exposição é "Propaganda de cigarro: como a indústria do fumo enganou as pessoas".

A exposição tem um conjunto de painéis com imagens fortes e texto informativo sobre o dia 31 de maio - Dia sem tabaco. Ela foi inaugurada em 2007, na universidade de Stanford, nos EUA, junto a uma parceria com Smithsonian intitution. Esta amostra já percorreu várias cidades norte americanas antes de chegar ao Brasil.

Para quem quiser visitar a exposição:

Local: sala 307 do Castelo da Fundação Oswaldo Cruz. 
Avenida Brasil, 4365, Manguinhos - Rio de Janeiro, RJ.
Período da amostra: 21/06 a 20/07, de terça a sexta, de 9h às 16h30min e aos sábados de 10h às 16h.

Para quem quiser saber mais é só ir ao site:

Referências Bibliográficas

FIOCRUZ. COC apresenta exposição sobre propagandas de cigarro. 2010. Disponível em: http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/star.htm?infoid=5446&sid=114
Acesso às 19h e 25 min do dia 03/07/10.

sábado, 10 de julho de 2010

Cigarros de baixos teores


A expressão "cigarros de baixo teor" se refere a uma menor liberação de nicotina e alcatrão pelo cigarro (1). Os fumantes que utilizam esse tipo de cigarro podem inalar até oito vezes mais nicotina e alcatrão (2).

Ao fumar cigarros de "baixos teores", o fumante começa a utilizar artifícios para compensação. Ele dá tragadas mais profundas, para aumentar o número de tragadas e o número de cigarros tragados ou bloqueia os orifícios de ventilação dos filtros, tudo isto para obter a quantidade de nicotina que satisfaz a sua dependência. 

Existe uma diferença muito pequena entre os cigarros light e comuns. Na verdade, os cigarros light podem produzir quantidades maiores de nicotina, alcatrão e CO (3). Para diminuir o conteúdo do tabaco são colocados uma variedade de aromatizantes e outros aditivos. Esses aditivos, como são segredos comerciais, são colocados sem informação de sua composição e efeitos tóxicos (1).

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, descobriram que as pessoas que usam os cigarro de baixos teores têm mais dificuldade de abandonar o vício. Também foi descoberto que os jovens acreditam que esse cigarro tem menos potencial e que pode ser consumida toda a vida sem causar riscos, além de acreditarem que com esse tipo de cigarros eles podem abandonar o vício facilmente (4).

Referências Bibliográficas

(1) PEREDA, FEDERICO GARCIA. Cigarros de baixos teores. 2007. Disponível em: http://www.pulmonar.org.br/materiaConteudo.aspx?idMateria=19&m=3
Acesso às 19h e 23min do dia 23/06/10.

(2) BBC BRASIL. Cigarros de baixo teor podem enganar fumantes. 2001. Disponível em: http:/www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010117 smoke.shtml
Acesso às 19h e 24min do dia 23/06/10.

(3) INCA. Cigarros de baixos teores. Sem data. Disponível em: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=atento&link=baixos.htm
Acesso às 20h e 40min do dia 18/05/10.

(4) CORREIA, LUIS FERNANDO. Cigarro com baixo teor de nicotina atrapalha o esforço para parar de fumar. 2009. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1376001-5603,00-CIGARRO+COM+BAIXO+TEOR+DE+NICOTINA+ATRAPALHA+O+ESFORCO+PARA+PARAR+DE+FUMAR.html
Acesso às 19h e 26min do dia 23/06/10.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Efeito do monóxido de carbono no organismo


O tabaco é uma mistura de 4.700 substâncias aproximadamente e que se divide em duas fases: a gasosa, composta em sua maioria por monóxido de carbono (CO) e uma particular, onde é achada a nicotina e o alcatrão.

O monóxido de carbono eliminado pelo cigarro é semelhante ao liberado pelo cano de descarga do carro. O mal que ele causa é devido a sua afinidade com a hemoglobina, um elemento presente nos glóbulos vermelhos do sangue e que transporta oxigênio para os órgãos do corpo.

Com essa ligação é formado a carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação do sangue e como consequência diminui a quantidade de oxigênio que chega aos órgãos, acarretando doenças como a  aterosclerose.

Quando a nicotina se une ao monóxido de carbono, ela provoca várias doenças cardiovasculares, além de estimular a produção de ácido clorídrico no aparelho gastrointestinal, podendo acarretar úlceras gástricas e provocar a liberação de toxinas no pulmão, provocando o enfisema pulmonar.

Referências Bibliográficas

TABAGISMO ONLINE. Composição. 2009. Disponível em: http://www.tabagismoonline.com.br/o-tabaco/composicao/
Acesso às 18h e 36min do dia 04/0510.

quinta-feira, 1 de julho de 2010



Este vídeo é ideal para aqueles que amam número. Neste vídeo poderá ser visto sobre o tabagismo na adolescencência, o número de mortos por ano e as estatística dos próximos anos e os riscos. Vale muito apena ver e depois refletir.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Química do tabaco


O tabaco é uma mistura de 4.700 substâncias aproximadamente (1). Veja algumas dessas substâncias:

- Nicotina: causa o vício (2).
- Amônia: Usada para limpar azulejos.Vicia. Facilita a absorção de nicotina pelo organismo.
- Propilenogoglicol: Usado em desodorantes. Faz a nicotina chegar ao cérebro. Usado para hidratar o tabaco.
- Acetato de chumbo: Presente em tituras para cabelo. Banido da gasolina. Cancerígeno e acumulativo no organismo.
- Formol: Conservante de cadáver.
- Pólvora: Facilita a combustão do cigarro e sua fumaça suave.
- Methoprene: Inseticida usado em antipulgas.
- Cádmio: Usado em pilhas e baterias.
- Naftalina: Usado para matar baratas.
- Fósfoto (P4 ou P6): Usado na preparação de venenos para ratos.
- Acetona: Usado em removedor de esmalte.
- Terebentina: Usado para diluir tinta óleo e limpar pincéis.
- Xileno: Tintas de canetas.
- Butano: Gás de cozinha.
- Benzopireno: facilita a combustão do papel.
- Agrotóxicos: DDT
- Solventes: Benzeno.

Além dessas substâncias, o cigarro também contém substâncias radioativas como: Urânio, Plutônio, Tório, Polônio e mais outras 60 substâncias (3). O cigarro não possui só essas substâncias apresentadas, ele também possui muitas outras, algumas criadas com a combustão.

Referências Bibliográficas

(1) TABAGISMO ONLINE. Composição. 2009. Diponível em: http://www.tabagismoonline.com.br/o-tabaco/composicao
Acesso às 18h e 36 min do dia 04/05/10.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fumar envelhece toda pele


Segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, fumar causa danos à pele do corpo inteiro. Os participantes do estudo tinham idades de 22 a 91 anos. Metade dos participantes fumavam ou haviam fumado, em média, 24 anos.

A equipe criou uma escala de medida de nove pontos para avaliar os danos da pele que não é exposta ao sol. Nas pessoas com mais de 65 anos, a diferença entre fumantes e não-fumantes era de até dois pontos de diferença e nas pessoas com mais de 45 anos era de um ponto.

O número de maços consumidos por dia, o total de anos e maços por anos estão ligados ao grau de envelhecimento da pele. Fumar aumenta uma enzima da pele, matrix metaloproteinase-1, que aumenta a ruptura de colágeno e diminui a produção de colágeno. O efeito geral causa perda de elasticidade e enrugamento.

A constrição dos capilares na pele causada pelo fumo reduz a oxigenação da pele, afetando negativamente na saúde e aparência. Os efeitos no fumo são tão graves que nenhum creme anti-rugas consegue remover (1). O fumo contribui para a formação de radicais livres que aceleram o envelhecimento (2).

Referências Bibliográficas

(1) BBC. Fumar envelhece a pele do corpo todo, sugere estudo. 2007. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ulr272u61649.shtml
Acesso às 11h e 39min do dia 16/05/10.

(2) ZAFALON, MARIANA.Fumar envelhece. 2008. Disponível em: http://dnamulher.uol.com.br/secao  interna.cfm?oid=384
Acesso às 21h e 11min do dia 17/05/10.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cigarro está ficando mais feminino


Na campanha feita este ano, pela OMS, foi criticado principalmente as estratégias de marketing feita pelos fabricantes de cigarro, pois eles etão apostando nas mulheres devido as perdas que estao tendo com os homens. O pior disso, é que está acontecendo nos países que restringem fortemente a propaganda, como é o caso do Brasil.

Segundo a organização uma das estratégias é o lançamento de cigarros do tipo light, baixo alcatrão ou suave, que são mais usados pelas mulheres, sob a justificativa de serem mais seguros. O que não é verdade, pois esses cigarros possuem a mesma quantidade de alcatrão, nicotina e outras substâncias, o que muda é só o nome.

Outra estratégia é a fabricação de cigarros mais finos, coloridos e embalagens mais chamativas. As mulheres são os principais alvos da indústria, pois apenas 9% delas fumam contra 40% dos homens e porque a indústria não tem mais espaço para crescer.

Referências Bibilográficas

MAIA, FELIPE. Mundo tenta conter tendência do fumo entre meninas. 2010. disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/mundo-tenta-conter-tendencia-do-fumo-entre-meninas-20100531.html
Acesso às 19h e 59min do dia 31/05/10.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Meninas estão fumando mais


O número de brasileiros fumantes vem caindo nas últimas décadas. De acordo com o IBGE o número de fumantes que era de 33% em 1989 passou para 15% em 2008. Mas tem um grupo específico que preocupa muitos os especialistas que são as jovens e adolescentes do sexo feminino. Mas isto não se limita só ao Brasil, mas a todo mundo.

Segundo Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS, a tendência em alguns países é "extremamente preocupante". Apesar de os homens fumarem mais que as mulheres, há indícios que em certas regiões o número de meninas fumantes vem crescendo cada vez mais. Em metade dos 151 países analisados pela OMS, as garotas já fumam igual a os garotos.

Segundo uma pesquisa feita pela SBC, aqui no Brasil, com 2829 alunos de escolas públicas de SP mostrou que as meninas já estão fumando mais que os meninos. A pesquisa revelou que 10% dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio fumam e desse total, 61% são garotas e 39% são garotos. E 59% já usavam o produto no período de 1 a 3 anos.

Segundo Silva Cury, do comitê antitabaco da Sociedade Brasileira de Cardiologia e coordenadora da pesquisa, existe diferenças de motivação para começar a fumar em meninos e meninas. Os meninos começam a fumar para fazer parte do grupo ou pelo modelo que elas têm em casa enquanto as  começam a fumar para poder lidar com a ansiedade e estresse.

Como o cigarro tem substâncias que aumentam o prazer, quando elas estão tristes ou chateadas elas usam o cigarro para ficarem mais alegres. As meninas fazem essa associação mesmo que não percebam.

Referências Bibliográficas

MAIA, FELIPE. Mundo tenta conter tendência do fumo entre meninas. 2010. Disponível  em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/mundo-tenta-conter-tendencia-do-fumo-entre-meninas-20100531.html
Acesso às 19h e 59min do dia 31/05/10.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vigescola


É Sistema de Vigilância de Tabagismo em Escolares que foi desenvolvido pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), que se tornou um sistema mundial promovido pela OMS e na América latina pela OPAS.

O Vigescola tem como principal objetivo monitorar por inquéritos repetitivos, como se apresenta este problema na saúde pública, num grupo alvo de estudantes na faixa etária de 13 a 15 anos.

Este estudo tem mostrado que é na adolescência que se encontra o grupo com maior risco para iniciação do tabagismo, que coincidi com os anos de transição do ensino médio para o superior.

O objetivo é a obtenção periódica de dados de como se encontra o uso do tabaco entre os adolescentes, atrvés de questionários repetidos nas principais escolas das capitais brasileiras.

Os resultados dessa pesquisa mostram também o perfil, relacionando com o ambiente e com os tipos de vida de cada região. As informações coletadas com esta pesquisa, são úteis na hora de criar as campanhas contra o tabagismo, pois eles já sabem aonde e em que áreas eles devem agir.

Referências Bibliográficas

VIGESCOLA. Vigilância de tabagismo em escolares. 2004. Disponível em: www.inca.gov.br/tabagismo/31maio2004/vigescola.pdf
Acesso às 16h e 36 min do dia 30/05/10.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O mais novo fumante


Ardi Rizal, morra na Indonésia e tem dois anos e é o mais jovem fumante do mundo e fuma desde 1 ano e meio de idade. Ele ficou viciado depois que seu pai Mohammed Rizal deu um cigarro para o menino, depois disso ele nunca mais parou.

Se ele não fumar pelo menos 40 cigarros por dia ele fica de mau humor, grita, bate a cabeça na parede e diz que se sente tonto e enjoado. Devido ao cigarro, ele não consegue acompanhar seus colegas da mesma idade nas brincadeiras e só fica em seu carinho (1). 

Sua mãe revelou que o menino trata o cigarro como outra refeição e que tenta distraí-lo com outros brinquedos, mas não consegue. Para o pai o menino parece saudável e não vê problemas com o filho fumar, pelo contrário, ele ainda se orgulha (2).

Oficiais da cidade de Musi Banyuasin, afirma que darão um carro novo a família se a criança parar de fumar, mas o incetivo parece que não serve para nada (1).

Referências Bibliográficas

(1) CAVACANTI, STEPHY. Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia. 2010. Disponível em: http://stephycavalcanti.wordpress.com/2010/05/26/menino-de-2-anos-fuma-40-cigarros-por-dia/
Acesso às 21h e 24 min do dia 27/05/10.

(2) VEJA ON-LINE. Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia. 2010. Disponível em: http://www.felipelemos.com/2010/05/menino-de-2-anos-fuma-40-cigarros-por.html
Acesso às 21h 2 26min do dia 27/05/10.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Número de cigarros por dia pode ser visto pelo DNA


Através das variações genéticas é possivel identificar o número de cigarros fumados por dia e consequentemente a dependência e como esta a saúde dos fumantes.

Um estudo publicado pela Nature Genetics revelou que pequenas variações genéticas nos cromossomos de número 8 e 19 aumentam nos fumantes o número de cigarros fumados diariamente. Essas duas pequenas variações genéticas são frequentes. Cada cópia dessas variações esta associada a um pequeno aumento da quantidade de cigarros fumados e também a uma alta de 10% do risco de câncer de pulmão.

Estudos publicados anteriormente já haviam apontado variações genéticas no cromossomo 15, que este associado ao risco de câncer de pulmão. Em conjunto, esses genes permitem identificar uma parte muito importante dos fumantes.

Referências Bibliográficas

R7. DNA indica número de cigarros fumados por dia. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/dna-indica-numero-de-cigarros-fumados-por-da-20100425.html
Acesso às 21h e 53min do dia 26/04/10.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dia Mundial Sem tabaco


Este é um vídeo para parar e pensar um pouco antes de começar a fumar e faz referêmcia ao dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco.

terça-feira, 1 de junho de 2010

31 de maio - Dia sem cigarro


No dia 31 de maio é o dia mundial sem tabaco, que tem como um dos principais focos as mulheres. O número de mulheres fumantes no Brasil a cada dia vem crescendo mais no Brasil. O motivo desse aumento é que o cigarro emagrece. Muitas mulheres estão começando a fumar, pois o cigarro ajuda a emagrecer e outras o julgam como seu melhor amigo.

Este dia foi repleto por campanhas e com estandes com médicos fazendo exames para ver como esta a saúde dos fumantes e alertando sobre os malefícios.O tema da OMS foi "Gênero e tabaco com enfâse no marketing para mulheres", com o objetivo de alertar as mulheres sobre as estratégias da indústria do tabaco.

No Japão que é o pais desenvolvido com mais fumantes esta tomando algumas serias providências, afinal graças a esse hábito morrem 40 mil japoneses por ano de câncer de pulmão.

As providências são: aumento do preço do cigarro em 30% e os fumantes só podem fumar em seus domicílios ou em fumódromos. O governo japonês esta disponibilizando tratamento grátis para ajudar os fumantes a abandonar o vício. Esta atitude também podia ser tomada no Brasil. 

Referências Bibliográficas

Jornal da Record. Fumar se tornou um hábito cada vez mais feminino. 2010.Disponível em: http://noticias.r7.com/blogs/reporteres-da-record/2010/06/01/fumar-se-tornou-um-habito-cada-vez-mais-feminino/
Acesso às 21h e 10 min do dia 31/05/10

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hoje é o dia mundial sem tabaco


O dia mundial contra o tabaco foi criado pela Organização Mundial de Saúde ( OMS) com o objetivo de imformar o maior número possível de pessoas sobre os risco dos males do tabaco e dos seus derivados. Esta data é comemorada por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.

Referências Bibliográficas

PINHEIRO, NICE. 31 de maio -Dia Mundial Sem Tabaco. 2010. Disponível em: http://nicepinheiro.blogspot.com/2009/05/31-de-maio-dia-mundial-sem-tabaco.html
Acesso às 20h e 30 min do dia 31/05/10.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cigarro explode e faz fumante perder seis dentes


Andi Susanto, guarda de segurança de 31 anos, estava andando de moto perto de Jacarta quando resolveu acender o seu cigarro da marca Clas Mild e misteriosamente explodiu.

Ele precisou dar vários pontos na boca e teve seis dentes retirados. Depois da hospitalização o homem procurou o fabricante que aceitou pagar as despesas e pediu desculpas.

Depois do acidente ele resolveu deixar de fumar. Será que vai ser necessario acontecer um fato desses com um fumante brasileiro, para que pelo menos algumas pessoas se mobilizem e deixem de fumar? Espero que isso não seja necessário e este caso sirva de exemplo para várias pessoas abandonarem o vício.

Referências Bibliográficas

PRESSE, FRANCE. Cigarro explode e faz fumante perder seis dentes. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1473253-5598,00-CIGARRO+EXPLODE+E+FAZ+FUMANTE+PERDER+SEIS+DENTES.html
Acesso às 21 h e 30 min do dia 26/04/10.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mulheres fumantes são mais insatisfeitas com o corpo


Segundo estudos do New York Times mulheres não deixam o vício com medo de engordar. As mulheres que não deixam de fumar, são as que estão longe de ter sua imagem ideal.

As muheres que fumam são mais propensas a dietas e excesso nas comidas. Como o cigarro diminui o apetite, as mulheres que tem problema com o seu peso são mais insatisfeitas e se sentem mais atraídas pelo tabaco.

Um estudo recém publicado afirmou que uma em cada quatro mulheres ganhará 2,25 quilos, duas em cada quatro ganham 2,25 a 7 quilos e apenas uma em quatro ganham mais de 7 quilos ao deixar de fumar. Mas este estudo também descobriu que quase metade delas não aceitaria ganho de peso algum.

Mulheres que já tinham problema de peso na infância eram mais propensas a começar a fumar na adolescência do que aquelas que os problemas de peso chegaram à adolescência. Mas esse problema é o de menos. O maior deles é convencer que o ganho de peso de fumar vai valer muito mais apenas. Afinal é melhor ser gorda com saúde do que magra com saúde e morrer mais rápido do que as outras pessoas.

Referências Bibliográficas

GLOBO NOTICIAS. Mulheres fumantes são as mais insatisfeitas com seu corpo. 2007. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL170031-5603,00-MULHERES+FUMANTES+SAO+AS+MAIS+INSATISFEITAS+COM+SEU+CORPO.html
Acesso às 18h e 35 min do dia 07/05/10.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Treze bons motivos para largar o vício


Após duas horas não há mais nicotina no sangue.
Após seis horas a pressão arterial começa a baixar, devido à diminuição dos batimentos cardíacos.
De 12 a 24 horas volta-se a se sentir o gosto dos alimentos e perceber melhor os cheiros das coisas (1).
Após um dia as chances de infarto começam a reduzir.
Após três dias ocorre um aumento da capacidade respiratória (2).
Após alguns dias os cílios dos brônquios começam a melhorar se recuperando em três meses.
Após um mês os exercícios físicos se tornam mais fáceis.
Após dois meses a pessoa sente mais energia, pois o sangue flui melhor.
Após três meses os pulmões funcionam melhor e o espermatozóide se normaliza (1).
Entre um mês e nove meses as tosses e infecçções das vias aéreas vão cessando (2).
Após um ano o risco de ataque cardíaco cai pela metade (1).
Entre dez a quinze o risco de ataque cardíaco é igual à um não fumante (2).

Estes são treze bons motivos para largar o vício. Mas se você fumante quer mais algum, vou lhe dar. Pare e lembre da é´poca de quando você não fumava. Você tem saudade? Ainda da tempo de recuperar a saúde daquele tempo. Lembre-se: quanto antes melhor.

Referências Bibliográficas

(1) UFFRJ. Tabagismo. Sem data. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/fumo5.htm
Acesso às 11h e 29 min do dia 29/12/09.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dicas para parar de fumar


1- A primeira coisa que deve ser feita é assumir que é dependente de uma droga, o cigarro ( 1).
2- Assumir para seus amigos e familiares que você esta tentando parar de fumar e pedir a ajuda deles.
3- Tente identificar as situações que levam você a fumar e mude sua rotina.
4- Não ande com muitos cigarros no bolso.
5- A cada cigarro pego, lembre-se do dinheiro que está sendo jogado fora.
6- Evite tomar e comer coisas que lhe dão vontade de fumar.
7- Evite ficar com as mãos desocupadas e procure atividades para serem feitas.
8- Ao pegar o maço de cigarros, veja a imagem antes.
9- Escove os dentes depois das refeições.
10- Fique longe de pessoas que fumam.
11- Converse com pessoas que deixaram de fumar e procure se espelhar neles.
12- Quando se sentir em uma situação que te leva a fumar, procure uma atividade física ou alguma coisa para se distrair.
13- Faça atividades que lhe dão prazer.
14- Começe uma atividade física (2).

Referências Bibliográficas

(1) UFFRJ.Tabagismo.Sem data. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/fumo5.htm
Acesso às 11h e 29 min do dia 29/12/09.

(2) GLOBO. Terapia para deixar o vício. 2009. Disponível em: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1062822-10042,00.html
Acesso às 11h e03min do dia 30/12/09.