quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vigescola


É Sistema de Vigilância de Tabagismo em Escolares que foi desenvolvido pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), que se tornou um sistema mundial promovido pela OMS e na América latina pela OPAS.

O Vigescola tem como principal objetivo monitorar por inquéritos repetitivos, como se apresenta este problema na saúde pública, num grupo alvo de estudantes na faixa etária de 13 a 15 anos.

Este estudo tem mostrado que é na adolescência que se encontra o grupo com maior risco para iniciação do tabagismo, que coincidi com os anos de transição do ensino médio para o superior.

O objetivo é a obtenção periódica de dados de como se encontra o uso do tabaco entre os adolescentes, atrvés de questionários repetidos nas principais escolas das capitais brasileiras.

Os resultados dessa pesquisa mostram também o perfil, relacionando com o ambiente e com os tipos de vida de cada região. As informações coletadas com esta pesquisa, são úteis na hora de criar as campanhas contra o tabagismo, pois eles já sabem aonde e em que áreas eles devem agir.

Referências Bibliográficas

VIGESCOLA. Vigilância de tabagismo em escolares. 2004. Disponível em: www.inca.gov.br/tabagismo/31maio2004/vigescola.pdf
Acesso às 16h e 36 min do dia 30/05/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário