quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais de 50% dos homens com histórico de tabagismo tem câncer de bexiga


Segundo um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de SP (Icesp), com parceria com o Hospital das Clínicas, revelou que 65% dos homens de 25% das mulheres com tumores de bexiga apresentavam histórico de tabagismo.

Também foi revelado um outro dado alarmante: cerca de 40% dos pacientes tratados por Neoplasia Maligna na bexiga apresentaram tumores invadindo a camada muscular, sendo assim, tiveram que tirar todo o orgão.

Segundo Marcos Dall' Oglio, chefe de departamento de Urologia do Icesp e do HC, a fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas pelo organismo e eliminadas pela urina. Isto aumenta o risco de se desenvolver um tumor Genito-Urinário.

Referências Bibliográficas

Acesso às 18h e 27min do dia 08/06/10.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

12% do salário mínimo de brasileiras são gastos com cigarro


Uma pesquisa divulgada pelo inca revelou que as mulheres no Brasil gastão 12% do seu salário mínimo com o cigarro. Esses dados foram obtidos com base no Pnad e na época o salário mínimo era de (R$ 415).

Este dado é preocupante, pois é justamente na população menos escolarizada e de menor renda é que estão os maiores índices de tabagismo. Devido ao sistema hormonal as mulheres estão mais sujeitas as doenças relacionadas ao tabagismo.

As fumantes correm risco de doenças como infertilidade, cólicas menstruais, problemas na gravidez e outras. As mulheres que fumam e fazem uso de pílulas anticoncepcionais, estão sujeitas a formação de coágulos e torna mais fácil o aparecimento de problemas graves como trombose e AVC.

Referências Bibliográficas

R7. Brasileiras gastam 12% do salário mínimo com cigarro. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/brasileiras-gastam-12-do-salario-minimo-com-cigarro-20100531.html