quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Alguns perigos do cigarro

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, cerca de 30% da população adulta é fumante. Estima-se que a cada ano morrem 125.000 pessoas por doenças associadas ao fumo. Segundo a OMS a perspectiva de mortes ligadas ao cigarro é de 10 milhões em 2020.

De acordo com a UFRJ o fumo passivo mata por ano 2655 pessoas com as três principais doenças relacionadas ao fumo. Essas doenças são: infarto, derrame e câncer de pulmão. Os fumantes ocasionais (aqueles que fumam de vez em quando), também correm risco e podem ser classificados como fumantes.

Segundo os pesquisadores, mesmo os baixos níveis de exposição à fumaça pode aumentar o risco de doenças de pulmão, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica no futuro. Segundo a psicóloga Silva Cury o cigarro é uma droga com efeito psicoativo, pois provoca reações de comportamento e na área emocional.

Referências Biliográficas

MARIA MADEIRA, ANA. Quiz: você realmente conhece os perigos do fumo?2010. Disponível me: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11833-Quiz-voce-realmente-conhece-os-perigos-do-fumo.htm
Acesso às 17h e 36min do dia 29/08/10

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

60% dos fumantes com câncer continua a usar o cigarro


Segundo levantamento feito pelo Instituto do Câncer de São Paulo, a cada dez fumantes 6 não consegue parar mesmo depois do diagnostico. O tabagismo prejudica a função pulmonar, que aumenta o risco de complicações durante o tratamento.

Dificulta a cicatrização, eleva a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o cigarro interfere na quimioterapia e alguns remédios podem ter efeito bem menor.

Referências Bibliográficas

G1. 60% dos fumantes com câncer não conseguem abandonar o cigarro. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/60-dos-fumantes-com-cancer-nao-conseguem-abandonar-o-cigarro.html
Acesso às 17h e 21min do dia 27/08/10