quinta-feira, 13 de maio de 2010

O motivo de parar de fumar ser tão difícil


No inicio que o fumante decide parar de fumar é muito mais fácil, principalmente nas primeiras horas. Mas depois de um tempo vai ficando cada vez mais difícil. Aquela vontade de realizar as tarefas por mais prazerosas que sejam, vai ficando cada vez menor e o desânimo vai tomando conta.

Depois surge a irritaçao. Essa irritação é crônica e emocional que a cada meia hora cresce mais. No inicio só grandes coisas irritam, mas com o tempo qualquer coisinha mínima vai irritando cada vez mais. O simples fato de esquecer uma lâmpada ligada, já é motivo para uma tempestade em copo d' água.

Mas não para por ai, se o organismo conseguir suportar a irritação ainda vêem a ansiedade, tristeza, depressão, insônia ou sonolência. Pode vir também à desconcentração, que dificulta a fazer a mais simples tarefas. Então o corpo começa a pedir nicotina e não é fácil enganá-lo.

Ninguém consegue parar de fumar de vez na primeira tentativa, mas a ajuda de amigos e familiares é muito importante nesse processo. Mas só de estar tentando uma vez, já é um progresso.

Uma pesquisa realizada há muito tempo mostrou que existem quatro situações para anular a síndrome de abstinência: a religião, grupos de esportes, gravidez e receber a noticia de que corre risco de vida.

Referências Bibliográficas

MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES. Fala logo, e quando resolve-se não repor a nicotina? Sem data. Disponível em: http://www.cigarro.med.br/cap11htm
Acesso às 17h e 38 min do dia 04/01/10

terça-feira, 11 de maio de 2010

Porque os médicos fumam?


Muitos fumantes vêem seus médicos fumando e acham super normal. Se eles que são médicos e sabem muito bem dos riscos, pois vêem diariamente pessoas morrendo com doenças tabaco-relacionadas ou tendo que amputar seus membros devido à má irrigação sanguínea provocada pelo cigarro, então não tem problema eles fumarem.

Mas o motivo dos médicos fumarem é simples. A dependência a nicotina na maioria dos casos  acontece  na adolescência, quando muitos deles ainda nem pensaram em qual profissão seguir e se vão seguir na área da saúde. Por isso é muito raro ver um estudante de medicina entrar no mundo do tabaco, pois ele já conhece muito bem os riscos.

Um coisa bem curiosa, é que antigamente as indústrias de tabaco usavam médicos como garotos propagandas de sua marcar. O ideal mesmo seria que desde naquela época invés dos médicos apoiarem eles deveriam alertar.

Deixo uma pergunta a vocês, leitores. Por que os médicos que fumam, não procuram ajuda para se livrar de sua dependência, se eles sabem que faz tão mal?

Referências Bibliográficas

MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES. Porque, então, os médicos fumam? Sem data. Disponível em: http://www.cigarro.med.br/cap14.htm
Acesso às 13h e 09 min do dia 05/01/10.