quinta-feira, 17 de junho de 2010

Meninas estão fumando mais


O número de brasileiros fumantes vem caindo nas últimas décadas. De acordo com o IBGE o número de fumantes que era de 33% em 1989 passou para 15% em 2008. Mas tem um grupo específico que preocupa muitos os especialistas que são as jovens e adolescentes do sexo feminino. Mas isto não se limita só ao Brasil, mas a todo mundo.

Segundo Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS, a tendência em alguns países é "extremamente preocupante". Apesar de os homens fumarem mais que as mulheres, há indícios que em certas regiões o número de meninas fumantes vem crescendo cada vez mais. Em metade dos 151 países analisados pela OMS, as garotas já fumam igual a os garotos.

Segundo uma pesquisa feita pela SBC, aqui no Brasil, com 2829 alunos de escolas públicas de SP mostrou que as meninas já estão fumando mais que os meninos. A pesquisa revelou que 10% dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio fumam e desse total, 61% são garotas e 39% são garotos. E 59% já usavam o produto no período de 1 a 3 anos.

Segundo Silva Cury, do comitê antitabaco da Sociedade Brasileira de Cardiologia e coordenadora da pesquisa, existe diferenças de motivação para começar a fumar em meninos e meninas. Os meninos começam a fumar para fazer parte do grupo ou pelo modelo que elas têm em casa enquanto as  começam a fumar para poder lidar com a ansiedade e estresse.

Como o cigarro tem substâncias que aumentam o prazer, quando elas estão tristes ou chateadas elas usam o cigarro para ficarem mais alegres. As meninas fazem essa associação mesmo que não percebam.

Referências Bibliográficas

MAIA, FELIPE. Mundo tenta conter tendência do fumo entre meninas. 2010. Disponível  em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/mundo-tenta-conter-tendencia-do-fumo-entre-meninas-20100531.html
Acesso às 19h e 59min do dia 31/05/10.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vigescola


É Sistema de Vigilância de Tabagismo em Escolares que foi desenvolvido pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), que se tornou um sistema mundial promovido pela OMS e na América latina pela OPAS.

O Vigescola tem como principal objetivo monitorar por inquéritos repetitivos, como se apresenta este problema na saúde pública, num grupo alvo de estudantes na faixa etária de 13 a 15 anos.

Este estudo tem mostrado que é na adolescência que se encontra o grupo com maior risco para iniciação do tabagismo, que coincidi com os anos de transição do ensino médio para o superior.

O objetivo é a obtenção periódica de dados de como se encontra o uso do tabaco entre os adolescentes, atrvés de questionários repetidos nas principais escolas das capitais brasileiras.

Os resultados dessa pesquisa mostram também o perfil, relacionando com o ambiente e com os tipos de vida de cada região. As informações coletadas com esta pesquisa, são úteis na hora de criar as campanhas contra o tabagismo, pois eles já sabem aonde e em que áreas eles devem agir.

Referências Bibliográficas

VIGESCOLA. Vigilância de tabagismo em escolares. 2004. Disponível em: www.inca.gov.br/tabagismo/31maio2004/vigescola.pdf
Acesso às 16h e 36 min do dia 30/05/10.