sábado, 10 de julho de 2010

Cigarros de baixos teores


A expressão "cigarros de baixo teor" se refere a uma menor liberação de nicotina e alcatrão pelo cigarro (1). Os fumantes que utilizam esse tipo de cigarro podem inalar até oito vezes mais nicotina e alcatrão (2).

Ao fumar cigarros de "baixos teores", o fumante começa a utilizar artifícios para compensação. Ele dá tragadas mais profundas, para aumentar o número de tragadas e o número de cigarros tragados ou bloqueia os orifícios de ventilação dos filtros, tudo isto para obter a quantidade de nicotina que satisfaz a sua dependência. 

Existe uma diferença muito pequena entre os cigarros light e comuns. Na verdade, os cigarros light podem produzir quantidades maiores de nicotina, alcatrão e CO (3). Para diminuir o conteúdo do tabaco são colocados uma variedade de aromatizantes e outros aditivos. Esses aditivos, como são segredos comerciais, são colocados sem informação de sua composição e efeitos tóxicos (1).

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, descobriram que as pessoas que usam os cigarro de baixos teores têm mais dificuldade de abandonar o vício. Também foi descoberto que os jovens acreditam que esse cigarro tem menos potencial e que pode ser consumida toda a vida sem causar riscos, além de acreditarem que com esse tipo de cigarros eles podem abandonar o vício facilmente (4).

Referências Bibliográficas

(1) PEREDA, FEDERICO GARCIA. Cigarros de baixos teores. 2007. Disponível em: http://www.pulmonar.org.br/materiaConteudo.aspx?idMateria=19&m=3
Acesso às 19h e 23min do dia 23/06/10.

(2) BBC BRASIL. Cigarros de baixo teor podem enganar fumantes. 2001. Disponível em: http:/www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010117 smoke.shtml
Acesso às 19h e 24min do dia 23/06/10.

(3) INCA. Cigarros de baixos teores. Sem data. Disponível em: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=atento&link=baixos.htm
Acesso às 20h e 40min do dia 18/05/10.

(4) CORREIA, LUIS FERNANDO. Cigarro com baixo teor de nicotina atrapalha o esforço para parar de fumar. 2009. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1376001-5603,00-CIGARRO+COM+BAIXO+TEOR+DE+NICOTINA+ATRAPALHA+O+ESFORCO+PARA+PARAR+DE+FUMAR.html
Acesso às 19h e 26min do dia 23/06/10.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Efeito do monóxido de carbono no organismo


O tabaco é uma mistura de 4.700 substâncias aproximadamente e que se divide em duas fases: a gasosa, composta em sua maioria por monóxido de carbono (CO) e uma particular, onde é achada a nicotina e o alcatrão.

O monóxido de carbono eliminado pelo cigarro é semelhante ao liberado pelo cano de descarga do carro. O mal que ele causa é devido a sua afinidade com a hemoglobina, um elemento presente nos glóbulos vermelhos do sangue e que transporta oxigênio para os órgãos do corpo.

Com essa ligação é formado a carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação do sangue e como consequência diminui a quantidade de oxigênio que chega aos órgãos, acarretando doenças como a  aterosclerose.

Quando a nicotina se une ao monóxido de carbono, ela provoca várias doenças cardiovasculares, além de estimular a produção de ácido clorídrico no aparelho gastrointestinal, podendo acarretar úlceras gástricas e provocar a liberação de toxinas no pulmão, provocando o enfisema pulmonar.

Referências Bibliográficas

TABAGISMO ONLINE. Composição. 2009. Disponível em: http://www.tabagismoonline.com.br/o-tabaco/composicao/
Acesso às 18h e 36min do dia 04/0510.