quinta-feira, 25 de março de 2010

Tabagismo passivo


O tabagismo passivo também pode ser chamado de poluição tabagística ambiental. A poluição tabagística ambiental é a soma da fumaça do cigarro, mais exalada pelo fumante após a tragada e os gases emitidos através do cigarro. Considerando que está fumaça possui concentração maior, pois não atravessa nenhum filtro, possui tres vezes mais nicotina e monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas.


Os riscos para os fumantes passivos

As crianças e os adolescentes que vivem com os fumantes têm um risco elevado de infecções respiratórias, asma brônquicas, grave aumento do colesterol e do risco de doenças coronarianas precoces.
Já os adultos apresentam mais frequentemente sintomas agudos de irritação respiratória, aumento do risco de câncer de pulmão, enfisema pulmonar, bronquite crônica, infarto do miocardio, AVC, além da piora de algumas doenças como alérgicas, pulmonares e cardíacas.

As pessoas que trabalham em ambientes fechados com fumantes apresentam um grande risco de câncer de pulmão e em outras regiões, além de outras doenças já citadas nos adultos. Já as pessoas que trabalham em restaurantes, bares e boates é pior ainda, pois a fumaça inalada corresponde a fumar dois cigarros/dia.

terça-feira, 23 de março de 2010

Influências do tabagismo em adolescentes


O risco do adolescente se tornar fumante é crescente com a idade. As influências já começam em casa, pesquisam apontam que irmãos mais velhos e pais fumantes aumentam o risco de o adolescente se viciar.

Os amigos também têm um papel muito influente. Muitos adolescentes começam a fumar em festas e bares com amigos e em poucos meses já estão víciados(1). Muitos deles começam por curiosidade, por pensar que o cigarro não faz mal. Aquela síndrome de Super-Homem que todo adolescente tem.

Algumas pesquisas apontam que o mau rendimento escolar está também associado ao hábito de fumar. Mas este mau rendimento se origina devido a fatores como ambiente e cultura familiar, características emocionais, intelectuais do jovem e entre outras(1).

Entre os outros motivos que levam o jovem a fumar é que alguns acreditam que vão emagrecer, outros o usam como calmante ou para se desestressar, existe ainda aquele que usa de curiosidade e depois se vicia e existe até aquele que fuma para fazer raiva nos pais.

Um dos profissionais de saúde que podem influenciar o jovem a não fumar é o pediatra.Ele pode influenciar através de conversas sobre os malefícios e como é bom viver saúdavel. Uma instituição que pode ajudar também é a escola através das campanhas antitabagistas estimular o pensamento crítico.

Mas também não adianta só isso, os bares e os outros lugares que vendem cigarro também deveriam vender cigarro somente para maiores de 18 anos e deveria ser exigida a carteira de identidade. Afinal a incidência de pessoas que começam a fumar antes dos 18 é em relaçao a quem começa a fumar antes. Outra atitude poderia ser o valor do cigarro ser bem elevedo, como por exemplo, uns cem reais o maço, com este preço muitos adolescentes nem começariam a fumar (1).


Referências Bibliográficas

(1) MALCON, MAURA; MENEZES,ANA MARIA BAPTISTA. Tabagismo na adolescência. 2002. Disponível em: http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/557.pdf
Acesso às 16h39min do dia 07/03/10.

(2) VALERIO, MIGUEL ANGELO. O tabaco. Sem data. Disponível em: http://www.home.utad.pt/9999ph/phtabaco.pdf
Acesso as 17h9min do dia 07/03/10.