Um estudo realizado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), fez um estudo em ratos, que indicou que a taurina ( um aminoácido presente em energéticos), junto com o cigarro faz mal ao coração. A taurina é um componente importante para corpo, pois ela combate o colesterou, regula as funções do coração, estimula o cérebro, entre outras funções.
A pesquisa foi realizada com ratos durante dois meses. Foi dada a eles taurina liquida, foram expostos a cigarros e também foi feito eletrocardiogramas. Segundo a nutricionista Fabiana Gouveia Denipote, que analisou a estrutura do coração, eles ficaram com problemas no processo diástole (quando o músculo cardíaco relaxa e o órgão se enche de sangue).
O motivo dessa falha é devido à interferência da taurina em uma proteína que leva o cálcio ao coração e que é fundamental ao funcionamento do orgão. Essa alteração poderia levar a insuficiência cardíaca. Outra mudança que pode ser notada foi à diminuição da utilização de gordura para a produção de energia do órgão e o aumento de glicose (açucar) no processo. Isto indica que uma redução na energia de funcionamento do orgão.
Na pesquisa foi usada a taurina pura. A pesquisa sugere que isso pode acontecer com humanos também.
Referências Bibliográficas
R7. Estudo liga cigarro e substância de bebida energética a problema de coração. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/estudo-liga-cigarro-e-substancia-de-bebida-energetica-a-problema-de-coração-20100730.html
Acesso às 19h e 52min do dia 31/07/10.