quinta-feira, 22 de abril de 2010

Como ocorre a dependência no cérebro


Tudo começa no cérebro em um lugar chamado Núcleo Accumbes, que faz parte do sistema mesolímbico-dopaminérgico. Depois que o Locus Ceruleus entra em contato com a nicotina ele fica sempre querendo mais. Um fumante da dez tragadas por maço, isso dá duzentos impactos de nicotina por dia, nenhuma outra droga ou prática compulsiva tem tamanha frequência sobre os neurônios.

Quando a nicotina atinge o cérebro ela ativa os receptores de nicotina que liberam substâncias chamadas neurotransmissores. Esses neurotransmissores são responsáveis por várias sensações. Eles são:

Dopamina que dá sensação de alegria e diminui o apetite.
Serotonina que dá coragem, bom humor e controla o apetite.
Noradrenalina que ajuda a focar as coisas.
E a Vasopresina e Glutamato que melhora a memória.

Esses são os neurotransmissores identificados até hoje que o cigarro libera além do neurotransmissor Acetilcolina que é semelhante à Noradrenalina. No primeiro contato ocorrem algumas reações ruins típicas de uma intoxicação que podem ser: tonteiras, tosse, enjôos, vômitos, entre outras. Depois de um determinado tempo o organismo começa a ter uma tolerância e o fumante deixa de sentir as sensações ruins.

A dependência se dá em poucos dias ou semanas, muito mais rápido do que a pessoa pensa. Já quando a pessoa para de fumar os sintomas de abstinência vão desde irritação insupotável à apatia ou desinteresse completo, mas que passam com o tempo.

Referências Bibliográficas

MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES. Afinal, qual é da nicotina? Sem data. Disponível em: http://www.cigarro.med.br/cap8.htm
Acesso às 17h e 18min do dia 04/01/10.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Indústria do tabaco financia F1


As indústria tabagistas se interessaram pela F1 nos anos 60, pois era uma forma de driblar as restrições que já eram feitas naquela época (1). Mas apartir dos anos 70 o seu interesse mudou, pois eles agoram usavam a F1 para atingir o público jovem, pois nela está embutida a audácia, a coragem e as vitórias esportivas (2).

Atualmente a indústria tabagista investe 350 milhões de reais em patrocímio da F1, eles não iriam gastar tanto dinheiro em uma coisa que não desse lucros maiores. Entre vários motivos de a indústria investir, é que a F1 tem um grande glamor, tem cobertura mundial pela televisão, o seu tempo de duraçao é de 10meses e depois do futebol é o esporte que é mais assistido em todo o mundo (3).

Normalmente as indústrias investem mais nos pilotos que mais ganham, para que assim ao invés das pessoas associarem a uma péssima imagem eles associam a uma imagem de um ganhador. Pesquisas realizadas na Europa revelaram que os adolescentes que assistem a F1 têm uma incidência significativamente maior no tabagismo.
Mas hoje em dia a historia é diferente, pois muitos países principalmente os da Europa onde a maioria das corridas acontece, vêm proibindo a exposição das marcas de cigarro nos macacões, outdoors, carros e da equipe. Como o interesse da indústria do tabaco é ganhar mais consumidores. As empresas vem forçando a F1 à transferir suas provas para a Ásia onde não existe restrições (2).

Aqui no Brasil desde 2003 foi proibida a propaganda de cigarros nas corridas de F1 desde que a lei entrou em vigor a própria F1 tem procurado brechas na legislação para que a indústria tabagista continuem a patrocinar as corridas. Afinal é com dinheiro das indústrias tabagistas que a F1 investe em tecnologia para melhorar se desempenho nas pistas (3).

Referências Bibliográficas

(1) MÉDICI, DANIEL. A indústria do tabaco- e a Indústria Cultural.2009. Disponível em: http://cadernosdoautomobilismo.blogspot.com/2009/05/industria-do-tabaco-e-industria.html
Acesso às 17h17min do dia 31/03/10.

(2) MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES. As campanhas publicitárias, as famigeradas propagandas de tabaco. Sem data. Dispinível em: http://www.cigarro.med.br/cap21.htm
Acesso às 13h27min do dia 05/01/10.