quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tabagismo em adolescentes pode ser influenciado por filmes


Um estudo teve como objetivo principal avaliar a influência dos filmes com personagens fumantes, em crianças e adolescentes em fase escolar, com relação ao risco de fumar. Os autores avaliaram os graus variáveis de exposição aos filmes.

Foi observado que 13% desenvolveram o hábito de fumar durante o período. O risco relativo de tabagismo era de um terço maior, para cada nível a mais de exposição aos filmes. Os estudantes com maiores níves de exposição aos filmes eram duas vezes mais propensos a desenvolver o hábito de fumar, comparativamente aos adolescentes com menores riscos de exposição (1).


Um exemplo desses filmes é Os Flintstones que no ano de 1961, protagonizaram um anúncio para os cigarros Winston, nas TVs americanas (2). E outro exemplo é o desenho Tom e Jerry, que mostra os personagens fumando de forma estilizada.

Referências Bibliográficas

(1) PORTAL DO CORAÇÃO. Tabagismo em jovens é influenciado em filmes, confirma estudo. 2009. Disponível em: http://portaldocoracao.uol.com.br/doencas-cardiovasculares-nas-criancas-e-nos-adolescentes.php?id=3203
Acesso às 18h 11min do dia 24/03/10.

(2) DANIEL. Flintstones.2005. Disponível em: http://fumologoinsisto.zip.net/
Acesso às 18h e 16min do dia 24/03/10.

terça-feira, 30 de março de 2010

Por que as pessoas que bebem fumam mais?


A nicotina e seus derivados são eliminados pelos rins junto com a urina: 40% em 3 horas, 85% em 6 horas e 100% em 16 horas. Quando se bebe, esse ritmo de eliminação se torna mais rápido.

Como ocorre:
Quando se fuma a fumaça vai ao sentido boca, traquéia, brônquios, alvéolos, vasos capilares e depois para o sangue. Na passagem pelos rins, uma parte dessa nicotina é eliminada na urina, já com o nome de cotinina.

Conforme o fumante vai ingerindo bebida com teor alcoólico, altera o potencial Hidrogeniônico (pH) do sangue, com isso a nicotina passa a ser eliminada mais rápido pelos rins.

Enquanto o álcool é eliminado do sangue, a pessoa começa a fumar um cigarro atrás do outro, se seu ritmo era de fumar um cigarro a cada 20 minutos ele passa a ser um trás do outro, chegando a acender um cigarro na guimba do outro.

Referências Bibliográficas
MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES. O quê que eu posso sentir, só por faltar uma nicotinazinha? Sem data. Disponível em: http://www.cigarro.med.br/cap10.htm
Acesso às 17h e 37 min do dia 04/01/10.