quinta-feira, 6 de maio de 2010

Imagens chocantes em maços de cigarro


As imagens nos maços de cigarro tem como objetivo a prevenção do consumo por jovens e para incentivar o fumante a se questionar o motivo de fumar. O Brasil foi o segundo país do mundo a adotar a medida. A Inglaterra lançou uma série de imagens muito chocantes do Brasil, mas nem por isso as pessoas deixaram de consumir. As empresas chegaram até a alegar que as imagens não mostravam o que realmente acontecia.

Essas imagens publicadas nos maços britânicos, na realidade foram desenvolvidas pela neurobiologia da UFRJ, da neurofisiologia do comportamento da UFF e o Departamento de Artes e Design da PUC- Rio e foram feitas com base em estudos de neurobiologia.

As advertências sanitárias nas embalagens dos cigarros representam uma das medidas centrais da Convenção- Quadro para o Controle do Tabaco, assunto que já foi falado no post passado. Essas novas fotografias podem mantem o fumante alerta aos futuros prejuiços. As fotos nos maços interferem no apelo que a propaganda transmite através de bonitas embalagens. Nas ações de controle o objetivo é comunicar e imformar a população sobre os riscos do consumo e gerar um sentimento de rejeição, para poder afastar o consumidor, principalmente o público jovem.

Referências Bibliográficas

MOUTINHO, SOFIA E ET.AL. Imagens chocantes: uma ferramenta contra o tabagismo? 2009.  Disponível em: http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id  edicao=166&codigo=4
Acesso às 18h e 47 min do dia 08/12/09.

terça-feira, 4 de maio de 2010

É isso que o cigarro faz com o fumante. Depois que a pessoa se vicia, o cigarro vai tomando a cada dia mais e mais a sua saúde até levar a morte. Mas a um jeito para que isso não nunca ocorra. É só, nunca experimenta o cigarro.