quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fumar envelhece toda pele


Segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, fumar causa danos à pele do corpo inteiro. Os participantes do estudo tinham idades de 22 a 91 anos. Metade dos participantes fumavam ou haviam fumado, em média, 24 anos.

A equipe criou uma escala de medida de nove pontos para avaliar os danos da pele que não é exposta ao sol. Nas pessoas com mais de 65 anos, a diferença entre fumantes e não-fumantes era de até dois pontos de diferença e nas pessoas com mais de 45 anos era de um ponto.

O número de maços consumidos por dia, o total de anos e maços por anos estão ligados ao grau de envelhecimento da pele. Fumar aumenta uma enzima da pele, matrix metaloproteinase-1, que aumenta a ruptura de colágeno e diminui a produção de colágeno. O efeito geral causa perda de elasticidade e enrugamento.

A constrição dos capilares na pele causada pelo fumo reduz a oxigenação da pele, afetando negativamente na saúde e aparência. Os efeitos no fumo são tão graves que nenhum creme anti-rugas consegue remover (1). O fumo contribui para a formação de radicais livres que aceleram o envelhecimento (2).

Referências Bibliográficas

(1) BBC. Fumar envelhece a pele do corpo todo, sugere estudo. 2007. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ulr272u61649.shtml
Acesso às 11h e 39min do dia 16/05/10.

(2) ZAFALON, MARIANA.Fumar envelhece. 2008. Disponível em: http://dnamulher.uol.com.br/secao  interna.cfm?oid=384
Acesso às 21h e 11min do dia 17/05/10.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cigarro está ficando mais feminino


Na campanha feita este ano, pela OMS, foi criticado principalmente as estratégias de marketing feita pelos fabricantes de cigarro, pois eles etão apostando nas mulheres devido as perdas que estao tendo com os homens. O pior disso, é que está acontecendo nos países que restringem fortemente a propaganda, como é o caso do Brasil.

Segundo a organização uma das estratégias é o lançamento de cigarros do tipo light, baixo alcatrão ou suave, que são mais usados pelas mulheres, sob a justificativa de serem mais seguros. O que não é verdade, pois esses cigarros possuem a mesma quantidade de alcatrão, nicotina e outras substâncias, o que muda é só o nome.

Outra estratégia é a fabricação de cigarros mais finos, coloridos e embalagens mais chamativas. As mulheres são os principais alvos da indústria, pois apenas 9% delas fumam contra 40% dos homens e porque a indústria não tem mais espaço para crescer.

Referências Bibilográficas

MAIA, FELIPE. Mundo tenta conter tendência do fumo entre meninas. 2010. disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/mundo-tenta-conter-tendencia-do-fumo-entre-meninas-20100531.html
Acesso às 19h e 59min do dia 31/05/10.