segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Você já viu o tabaco no Brasão ?


O Brasão Nacional foi desenhado pelo engenheiro alemão Arthur Saur a pedido do Marechal Deodoro da Fonseca. As estrelas de seu interior representam o Cruzeiro do Sul e as estrelas ao redor representam os 27 estados brasileiros. Já as cores foram escolhidas para simbolizar a vastidão e a exuberância de nossa terra brasileira. A espada marca o acontecimento de um golpe para a derrubada da Monarquia, em 1889.

O motivo da escolha do ramo de café e da flor de tabaco é que ambos apresentavam grande importância para a economia brasileira.  E esta história era antiga: no século XVI, escravos eram trocados por rolos de fumo, que serviam como moeda.

Em 2008, a Agência Câmara divulgou um Projeto de Lei propondo mudanças no Brasão das Armas. A sugestão era trocar o ramo de fumo por um galho de açúcar.

Um dos motivos que dificulta esta troca é que, se na época da criação do Brasão a importância do tabaco para a economia brasileira era grande, hoje em dia ela é ainda maior. O Brasil lucra 15 bilhões por ano com a indústria do tabaco.

Mas, se o país quer (ou precisa) combater o tabagismo, como pode ostentar um símbolo que mata 5 milhões de pessoas por ano e cujas consequências custam tanto à saude das pessoas e aos cofres públicos?