quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pais têm participação na dependência dos filhos


Segundo o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Unifesp os jovens começam a fumar cada vez mais cedo e conhecem o tabaco e outras drogas dentro de casa. Na adolescência o cérebro esta se adaptando a virar aadulto e quando entra em contato com uma experiência que dá prazer ele continua a vida inteira.

Segundo a médica Stella Regina, do Cratod, os jovens quando começam a fumar acham que estão no controle e que podem parar quando quiserem e sem querer acabam entrando na dependência.

Referências Bibliográficas

FALA BRASIL. País têm participação na dependência dos filhos por álcool e cigarro. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/pais-tem-participaçao-na-dependencia-dos-filhos-por-alcool-e-ciagarro-20100824.html
Acesso às 11h e 46min do dia 24/08/10

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fumo causa danos ao pulmão


Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Weill Cornell, em Nova York, nos EUA, danos ao pulmão não é só um problema que atinge fumantes. O fumo ocasional ou passivo pode causar danos ao órgão.

Segundo Ronald Crystal o contato com a fumaça do cigarro aumenta o risco de doenças como câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica. Os genes ativados nas células dos pulmões dos fumantes esta ligada ou desligado em pessoas com pouca exposição ou pouca freqüência a fumaça.

Alguns genes dentro das células que revestem os pulmões são muitos sensíveis ao cigarro e as alterações nestes genes são as primeiras evidências da doença biológica. Isso indica que nenhum nível de tabagismo ou exposição é seguro  a ninguém.

Referências Bibliográficas

R7. Fumo ocasional causa danos graves ao pulmão. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/fumo-ocasional-causa-danos-graves-ao-pulmao-20100820.html
Acesso às 11h e 43min do dia 24/08/10