segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fumo causa danos ao pulmão


Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Weill Cornell, em Nova York, nos EUA, danos ao pulmão não é só um problema que atinge fumantes. O fumo ocasional ou passivo pode causar danos ao órgão.

Segundo Ronald Crystal o contato com a fumaça do cigarro aumenta o risco de doenças como câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica. Os genes ativados nas células dos pulmões dos fumantes esta ligada ou desligado em pessoas com pouca exposição ou pouca freqüência a fumaça.

Alguns genes dentro das células que revestem os pulmões são muitos sensíveis ao cigarro e as alterações nestes genes são as primeiras evidências da doença biológica. Isso indica que nenhum nível de tabagismo ou exposição é seguro  a ninguém.

Referências Bibliográficas

R7. Fumo ocasional causa danos graves ao pulmão. 2010. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/fumo-ocasional-causa-danos-graves-ao-pulmao-20100820.html
Acesso às 11h e 43min do dia 24/08/10

2 comentários:

  1. Isto é uma luta desigual. Por um lado estão as evidências do uso do tabaco, que as mentes compreendem e aceitam. Por outro lado estão os fabricantes de tabaco, os agricultores do tabaco, os próprios Estados que ganham taxas e impostos com a sua venda, ainda que muitas vezes lhes fiquem mais caro, pelas consequências do uso do tabaco nos habitantes e contribuintes desses Estados.
    Como o tabaco ele há milhares de outros aspectos viciantes que se contradizem.
    Eu que já não fumo hà mais de 15 anos, não posso viver com o fumo do tabaco, assim como com outros desígnios da vivência comum entre a sociedade. Mas admito perfeitamente que a vontade esclarecida das maiorias tenha de obstruir alguns pseudo-direitos adquiridos das minorias. A minha grande dúvida é não conseguir um ponto de equilíbrio entre esta dualidade, porque sei reconhecer que os tempos nunca foram de vontade esclarecida e o ser pensante ainda se encontra em evolução...

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que você falou está super certo. Vejo que você é uma pessoa muito bem informada sobre o mundo do tabaco e que sabe muito mais que as outras pessoas. Continue assim.

    ResponderExcluir