quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fumar envelhece toda pele


Segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, fumar causa danos à pele do corpo inteiro. Os participantes do estudo tinham idades de 22 a 91 anos. Metade dos participantes fumavam ou haviam fumado, em média, 24 anos.

A equipe criou uma escala de medida de nove pontos para avaliar os danos da pele que não é exposta ao sol. Nas pessoas com mais de 65 anos, a diferença entre fumantes e não-fumantes era de até dois pontos de diferença e nas pessoas com mais de 45 anos era de um ponto.

O número de maços consumidos por dia, o total de anos e maços por anos estão ligados ao grau de envelhecimento da pele. Fumar aumenta uma enzima da pele, matrix metaloproteinase-1, que aumenta a ruptura de colágeno e diminui a produção de colágeno. O efeito geral causa perda de elasticidade e enrugamento.

A constrição dos capilares na pele causada pelo fumo reduz a oxigenação da pele, afetando negativamente na saúde e aparência. Os efeitos no fumo são tão graves que nenhum creme anti-rugas consegue remover (1). O fumo contribui para a formação de radicais livres que aceleram o envelhecimento (2).

Referências Bibliográficas

(1) BBC. Fumar envelhece a pele do corpo todo, sugere estudo. 2007. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ulr272u61649.shtml
Acesso às 11h e 39min do dia 16/05/10.

(2) ZAFALON, MARIANA.Fumar envelhece. 2008. Disponível em: http://dnamulher.uol.com.br/secao  interna.cfm?oid=384
Acesso às 21h e 11min do dia 17/05/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário