quarta-feira, 21 de abril de 2010

Indústria do tabaco financia F1


As indústria tabagistas se interessaram pela F1 nos anos 60, pois era uma forma de driblar as restrições que já eram feitas naquela época (1). Mas apartir dos anos 70 o seu interesse mudou, pois eles agoram usavam a F1 para atingir o público jovem, pois nela está embutida a audácia, a coragem e as vitórias esportivas (2).

Atualmente a indústria tabagista investe 350 milhões de reais em patrocímio da F1, eles não iriam gastar tanto dinheiro em uma coisa que não desse lucros maiores. Entre vários motivos de a indústria investir, é que a F1 tem um grande glamor, tem cobertura mundial pela televisão, o seu tempo de duraçao é de 10meses e depois do futebol é o esporte que é mais assistido em todo o mundo (3).

Normalmente as indústrias investem mais nos pilotos que mais ganham, para que assim ao invés das pessoas associarem a uma péssima imagem eles associam a uma imagem de um ganhador. Pesquisas realizadas na Europa revelaram que os adolescentes que assistem a F1 têm uma incidência significativamente maior no tabagismo.
Mas hoje em dia a historia é diferente, pois muitos países principalmente os da Europa onde a maioria das corridas acontece, vêm proibindo a exposição das marcas de cigarro nos macacões, outdoors, carros e da equipe. Como o interesse da indústria do tabaco é ganhar mais consumidores. As empresas vem forçando a F1 à transferir suas provas para a Ásia onde não existe restrições (2).

Aqui no Brasil desde 2003 foi proibida a propaganda de cigarros nas corridas de F1 desde que a lei entrou em vigor a própria F1 tem procurado brechas na legislação para que a indústria tabagista continuem a patrocinar as corridas. Afinal é com dinheiro das indústrias tabagistas que a F1 investe em tecnologia para melhorar se desempenho nas pistas (3).

Referências Bibliográficas

(1) MÉDICI, DANIEL. A indústria do tabaco- e a Indústria Cultural.2009. Disponível em: http://cadernosdoautomobilismo.blogspot.com/2009/05/industria-do-tabaco-e-industria.html
Acesso às 17h17min do dia 31/03/10.

(2) MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES. As campanhas publicitárias, as famigeradas propagandas de tabaco. Sem data. Dispinível em: http://www.cigarro.med.br/cap21.htm
Acesso às 13h27min do dia 05/01/10.

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