As indústria tabagistas se interessaram pela F1 nos anos 60, pois era uma forma de driblar as restrições que já eram feitas naquela época (1). Mas apartir dos anos 70 o seu interesse mudou, pois eles agoram usavam a F1 para atingir o público jovem, pois nela está embutida a audácia, a coragem e as vitórias esportivas (2).
Atualmente a indústria tabagista investe 350 milhões de reais em patrocímio da F1, eles não iriam gastar tanto dinheiro em uma coisa que não desse lucros maiores. Entre vários motivos de a indústria investir, é que a F1 tem um grande glamor, tem cobertura mundial pela televisão, o seu tempo de duraçao é de 10meses e depois do futebol é o esporte que é mais assistido em todo o mundo (3).
Normalmente as indústrias investem mais nos pilotos que mais ganham, para que assim ao invés das pessoas associarem a uma péssima imagem eles associam a uma imagem de um ganhador. Pesquisas realizadas na Europa revelaram que os adolescentes que assistem a F1 têm uma incidência significativamente maior no tabagismo.
Mas hoje em dia a historia é diferente, pois muitos países principalmente os da Europa onde a maioria das corridas acontece, vêm proibindo a exposição das marcas de cigarro nos macacões, outdoors, carros e da equipe. Como o interesse da indústria do tabaco é ganhar mais consumidores. As empresas vem forçando a F1 à transferir suas provas para a Ásia onde não existe restrições (2).
Aqui no Brasil desde 2003 foi proibida a propaganda de cigarros nas corridas de F1 desde que a lei entrou em vigor a própria F1 tem procurado brechas na legislação para que a indústria tabagista continuem a patrocinar as corridas. Afinal é com dinheiro das indústrias tabagistas que a F1 investe em tecnologia para melhorar se desempenho nas pistas (3).
Referências Bibliográficas
(1) MÉDICI, DANIEL. A indústria do tabaco- e a Indústria Cultural.2009. Disponível em: http://cadernosdoautomobilismo.blogspot.com/2009/05/industria-do-tabaco-e-industria.html
Acesso às 17h17min do dia 31/03/10.
(2) MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES. As campanhas publicitárias, as famigeradas propagandas de tabaco. Sem data. Dispinível em: http://www.cigarro.med.br/cap21.htm
Acesso às 13h27min do dia 05/01/10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário