O governo brasileiro junto com o juizado de menores já fez um alerta e pretende agir contra o progresso do narguilé como é feito no tabagismo, pois o número de adolescentes usando, tem crescido assustadoramente. Como se não bastasse, alguns usuários tentam novos tipos de ervas nocivas ou drogas ilegais (1) .
Já existem relatos que afirmam que pessoas morreram por causa do narguilé. Na primeira pesquisa realizada no Brasil, pelo INCA, mostrou que depois do cigarro, o narguilé é a forma mais comum de consumo de tabaco. Um dos problemas é que muitas pessoas associam o narguilé a uma imagem benigna e segura o que é falso. Outro problema é o compartilhamento da piteira e da mangueira o que ocasiona um alto risco de transmissão de hepatite, herpes, tuberculose e outras doenças infecciosas (2).
Devido ele permitir a formação e o entrosamento entre amigos e por apresentar uma imagem prática, segura e benigna ele tem-se difundido entreo os jovens e já esta sendo apontado como a próxima epidemia de tabaco.
No livro: As aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865), de Lewis Carol, a personagem da Largata Azul pode ser vista fumando tranquilamente um narguilé quando encontrou Alice. Entre um tragada e outra, ela conversa com Alice de foma calma e pausada.O trecho é bem conhecido e a atmosfera de paz e sossego faz um contra ponto com a história. Se esse autor soubesse dos riscos na época, com certeza não o colocaria em um conto infantil (3).
Referências Bibliográficas
(2) FOLHA IRATI. Narguilé, a nova fronteira do tabagismo. 2009. Disponível em: http://www.folhadeirati.com.br/noticias/noticia.aspid=6664
Acesso às 17h e 45 min do dia 09/06/10.
(3) SABTELLANO, TEREZINHA. Narguilé, a nova fronteira do tabagismo. 2008. Disponível em: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.brasilwiki.com.br%2Fnoticia.php%Fid noticia%D6849&h=ff87e
Acesso às 17h e 34min do dia 09/06/10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário