terça-feira, 13 de abril de 2010

Indústria do tabaco


Um dos principais motivos para o tabagismo ser a mais importante doença do mundo, se dá pelo fato de vários publicitários estarem interessados em promoveer o tabaco. A principal base das campanhas é o desejo. Estas mensagens, são quase sempre com algo que as pessoas gostariam de ter ou ser, os publicitários querem vender a impressão de que se a pessoa possuir o cigarro, o sonho torna-se verdade. Os publicitários querem mexer com os sentimentos das pessoas, para que elas fumem sem a clareza do porquê.

No inicio, como a indústria do tabaco não possuia muitos meios para a divulgaçao, ela usava o próprio maço como meio para divulgar. A indústria utilizava imagens de mulheres muito bonitas e quase nuas. Tinha até uma marca que colocava cheques de até cinquenta mil réis dentro de maços.

Quando a indústria começou, no inicio do século 20, o objetivo era vender cigarro só para homens, mas depois da segunda guerra mundial, que provocou mudanças radicais no mundo, a indústria mudou. No inicio dos anos 50 as mulheres também passaram a ser alvo de publicidade (1).
A indústria usou a personagem da Audrey  Hepbum para motivar várias mulheres a fumar. Ela morreu aos 63 anosde câncer de cólon, doença tabaco relacionada. Antes da década de 70 havia menos câncer de pulmão. Até então,  só eram diagnosticados câncer de mama e de últero. Este crescimento do câncer de pulmão em mulheres depois da década de 70 foi devido à mudança de hábito, quando mulheres também passaram a fumar (2).

Referências Bibliográficas

(1)MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES. As campanhas publicitárias, as famigeradas propagandas de tabaco. Sem data. Disponível em: http://www.cigarro.med.br/cap21.htm
Acesso às 13h27min do dia 05/01/10.

(2) MILAGRES, JORGE ALEXANDRE SANDES.Quando homens e mulheres começaram a fumar. Sem data. Disponível em: http://www.cigarro.med.br/cap12.htm
Acesso as 13h05min do dia 05/01/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário